Livres do Medo

Livres do Medo

Medo não é o contrário de paz, medo é o contrário de amor. Porque quando temos medo, é porque esquecemos de descansar em nosso Pai de amor.

Ontem assistindo a um filme sobre escravidão, o Senhor começou a me ensinar um pouco mais sobre o texto de Romanos 8.15: “Pois não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes em temor, mas recebestes o espírito de adoção, pelo qual clamamos: Aba, pai”. Esse foi o texto que Deus tocou meu coração e gerou toda a experiência do Aba,pai. Clique aqui para ler mais sobre a isso.

Enquanto a história do filme ia desenrolando, visualizei como a escravidão realmente acontecia e como os sentimentos no coração dos escravos eram gerados. O filme mostra como esses servos viviam constantemente com medo. Medo de desagradar as pessoas; medo de fazer, pensar, falar algo de errado. Medo de serem punidos.

Você se identifica de alguma forma com esses medos? Medo de desagradar as pessoas, medo de errar, medo de ser punido por Deus?

Uma cena que mexeu muito comigo, foi quando uma escrava passa a dormir numa cama com colchão pela primeira vez em sua vida. Ela olha para a cama, aperta o colchão, sente como era macio, e começa a chorar. Chorava porque se sentia indigna de sequer deitar numa cama e dormir ali.

E sobre sentir-se indigno? Vc se identifica?

Nessa época, os escravos não podiam sequer permanecer no mesmo ambiente das demais pessoas, a não ser que estivessem cumprindo alguma obrigação. Eles também não podiam se alimentar da mesma comida que as outras pessoas. Havia total separação. Nós muitas vezes ainda nos sentimos assim em relação a Deus, não é mesmo? Achamos que só podemos nos aproximar de Deus se estivermos cumprindo com todas as nossas obrigações.

Hoje li um pequeno texto de uma irmã, que dizia algo interessante sobre o medo. Ela dizia, que medo não é o contrário de paz, mas que o medo é o contrário de amor. Porque quando temos medo, é porque esquecemos de descansar em nosso Pai de amor.

“No amor não existe medo; antes, o perfeito amor lança fora todo medo. Ora, o medo produz tormento; logo, aquele que teme não é aperfeiçoado no amor”. I Jo 1:18

Nunca entendi a profundidade desse texto. Hoje após ler a colocação dessa irmã, consegui compreender em meu coração, o real sentido desse versículo.

No início desse capítulo de I João, fala que quem não ama não conhece a Deus. E é por isso que tememos quando não conhecemos ao nosso Pai. Por não conhece-Lo, tememos, duvidamos que Ele vai cuidar de nós, que Ele vai prover todas as coisas, que aquele dilema é possível de ser resolvido, que aquela doença tem cura…

Tememos porque esquecemos do nosso Pai de amor! Vivemos muitas vezes como escravos, quando já somos filhos.

“Ora, se somos filhos, somos também herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo; ” Romanos 8:17ª

E sendo filhos, somos herdeiros de todas as suas promessas!

“Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamados amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho dado a conhecer”. João 15.15

Jesus é a porção da nossa herança!

“O Senhor é a porção da minha herança e o meu cálice: tu sustentas a minha sorte” Sl. 16.5

Vamos nos apossar da nossa identidade em Cristo! Não precisamos viver atemorizados. Somos filhos do Pai de amor. Sentamos à mesa, comemos com Ele, ouvimos a Sua voz e Ele nos dá a conhecer do Seu coração.

P.S.: Em tudo que fazemos é importante reter apenas o que é bom. Há algumas questões desse filme que não aprovo. Mas como eu disse, vamos reter o que é bom.

Lívia Bergel
livia@abapaidevocional.com.br

Discípula de Jesus, esposa de Filipe Bergel, moro em Vitória. Há pouco mais de um ano Deus colocou uma semente em meu coração e ela tem dado fruto. Assim, nasceu o Aba,Pai. Anseio que a revelação de filha de Deus frutifique também em seu coração.

No Comments

Post A Comment